Início Acesso profissional Contactar-nos contactez l’entreprise ventilairsec
la ventilation dans le bon sens
site officiel français italian spain german english francais

Medir a qualidade do ar

picto-problematique-air-interieur

A poluição do ar é analisada há muito tempo no universo empresarial. São desenvolvidas soluções para verificar a salubridade da atmosfera no âmbito da prevenção de riscos. Atualmente, com a consciencialização relativa à poluição interior das nossas residências, utilizamos as mesmas técnicas para medir a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COV) presentes no ar. O método de levantamento é menos rigoroso do que no contexto industrial, mas constitui uma indicação fiável da qualidade do ar.

O CO2 é a medida mais concreta para vigiar a qualidade do ar: uma concentração muito elevada exige a ventilação do local.

mesure de la qualite de l'air electronique

Outras medições a não esquecer

É necessário abordar a qualidade do ar em geral, sem considerar apenas o CO2. Os sintomas associados ao ar de má qualidade podem ser numerosos.

 

  • O monóxido de carbono, que resulta do mau funcionamento dos aparelhos de aquecimento, tabagismo ou poluição automóvel. Uma concentração anormal pode provocar a morte rapidamente. O CO é a primeira causa de morte por intoxicação.
  • Os compostos orgânicos voláteis (COV), que incluem, entre outros, formaldeídos, benzeno, naftalina, tricloroetileno e tetracloroetileno. Estes compostos podem dever-se aos objetos de decoração e ao mobiliário. Uma concentração muito elevada pode ter consequências graves para a saúde.
  • Partículas finas, que podem ser provocadas por atividades culinárias, os produtos de limpeza, o fumo do tabaco ou o ar exterior. Estas partículas também podem ter um impacto significativo na saúde a longo prazo.
  • A Anses (Agence nationale de sécurité sanitaire de l'alimentation, de l'environnement et du travail) recomenda que se meça também o ácido cianídrico, um composto presente nos pesticidas, o fumo de tabaco e a poluição automóvel.

Como se pode ver, os riscos são bastante numerosos. Medir o CO2 pelo conforto está correto, mas se pretendermos conhecer realmente a qualidade do ar, é preciso ir mais longe.

Como medir todos estes valores?

mesure de la qualite de l'air des appartements

Atualmente, existem obrigações para determinados tipos de espaços públicos, escritórios, instalações industriais, mas não há qualquer obrigação relativamente à área residencial. Há empresas especializadas que podem realizar as medições em casa ou colocar à disposição kits de medição para posterior envio para análise.



AvantageWeb G+
Nous rejoindre sur Facebook Nous rejoindre sur Google

Início Menções legais Faq Pesquisar Membros Plano do website Contacto